Biblioteca Eletrônica
Consulta
   . Por assunto
   . Por autor
   . Por tipo
   . Por título
Busca Simples
Busca Avançada
Ajuda
Avaliação
Buscar  
Biblioteca Eletrônica | Consulta Simples e Avançada | Ajuda

Instruções para recuperação de informação

Para a formulação da expressão de busca, há possibilidade de uso de operadores booleanos, truncagem, mascaramento, busca por proximidade, busca por frase e busca por campo.

Na opção Consulta Avançada a maioria dos recursos disponíveis estão visíveis na tela, o que facilita o trabalho do usuário na formulação de sua expressão de busca. Na opção Consulta Simples, o usuário precisa conhecer os recursos disponíveis para montá-la, embora seja possível utilizá-los da mesma forma.

Importante: O software recupera tanto termos acentuados como não acentuados, independente da forma como foram digitados. O resultado apresentará os registros que contém tanto os termos acentuados como os não acentuados. A única exceção a esta regra é a palavra Pará que, para ser recuperada, deve ser digitada com o acento. Isso, porque "para", por ser uma preposição e, portanto, uma palavra não significativa (sotpword), não será recuperada.

1.1. Operadores booleanos

Os termos de busca podem ser combinados entre si através de operadores booleanos ( e , ou , e nao ):

  • e (interseção): restringe a busca, recuperando apenas os registros que contêm todos os termos da expressão de busca. Exemplo: brasil* e agricult* (recupera registros sobre agricultura brasileira);
  • ou (união): amplia a busca, recuperando todos os registros que contêm qualquer um dos termos da expressão de busca. Exemplo: milho ou milheto ou sorgo ou soja ou trigo (recupera referências que contêm qualquer uma destas palavras); e
  • e nao (negação): deve ser utilizado quando se deseja excluir de um determinado conjunto de dados, um segundo conjunto, expresso por outro termo de busca. Exemplo: milho e nao semente (recupera registros que contêm a palavra milho mas não contêm a palavra semente).

Importante: Caso sejam digitadas palavras separadas apenas por espaço, sem nenhum operador booleano, o software assume, automaticamente, o operador de interseção ( e ).

1.2. Truncagem

O asterisco ( * ), colocado à direita do termo, tem a função de recuperar todos os termos com o prefixo ou radical digitado. Exemplo: a expressão brasil* recupera Brasil, brasileiro, brasileira, brasileiros, brasileiras, Brasília, brasiliense, brasilis, etc.

1.3. Mascaramento

O mascaramento ( ? ) tem a função de substituir qualquer caracter em um termo de busca. Por exemplo, a expressão: bra?il recupera Brasil e Brazil. Esse recurso pode ser utilizado quando não se tem certeza se um termo é grafado com uma determinada letra. Exemplo: i ou y, s ou z, etc.

1.4. Busca por proximidade

O comando proximo recupera termos adjacentes, ou seja, que aparecem no mesmo campo do registro, eqüidistantes até 3 termos. Exemplo: lagarta proximo soja recupera lagarta da soja ou soja atacada por lagarta.

1.5. Busca por frase

É possível recuperar frases ou expressões inteiras colocando-as entre aspas duplas, mesmo que contenham ponto (.), dois pontos (:), vírgula (,), ponto e vírgula (;), sinal de arroba (@), aspas simples ('), E comercial (&), parêntesis (()), chaves ({}), colchetes ([]) ou acentos quando digitados isoladamente (´, `, ^). Exemplos: "cruz das almas", "sac@sede.embrapa.br", "madeira netto, j.s".

Independente desses sinais terem sido digitados dentro das aspas duplas, na área de busca, a expressão procurada será recuperada. Exemplo: para recuperar O'Connor, pode ser digitada a expressão "O'CONNOR" ou "O CONNOR". O resultado da busca trará o mesmo número de registros.

Importante: Os resultados da busca apresentarão a frase ou expressão exatamente da forma como se encontram nos registros em que se encontram. Exemplo: a expressão de busca "ALVES, E. R. A." trará o mesmo resultado que a expressão "ALVES E  R  A" ou "ALVES, E R A.".

Não é possível utilizar outros recursos de recuperação (truncagem, mascaramento e proximidade) na busca por frase. Exemplo: "agricult* familiar".

1.6. Busca por campo

A busca por campo pode ser feita digitando o termo de busca e a abreviatura do nome do campo onde deve ser procurado, separados pela palavra em . Exemplos: cupuaçu em TIT. Serão recuperados os registros que contiverem cupuaçu ou cupuacu no campo Título. Os campos nos quais poderão ser feitas buscas são:.

AUT - Autoria
TIT - Título
FNT - Fonte
SER - Série
IDI - Idioma
NTA - Notas
TES - Thesagro
TEN - Thesaurus NAL
PCH - Palavras-chaves
CON - Conteúdo
ANO - Ano de Publicação
OBS - Observação
ORI - Origem
TIP - Tipo

1.7. Consulta Avançada

A Consulta Avançada permite combinar códigos de classificação com palavras-chaves. O usuário escolhe o Tema, utilizando a barra de rolagem e clicando diretamente sobre ele. Os temas existentes são:

  • Produção vegetal
  • Produção animal
  • Ecossistema Cerrado
  • Agroenergia
  • Toxicologia Ambiental
  • Geoprocessamento
  • Socioeconomia
  • Desenvolvimento Rural
  • Outros

Em seguida, o sistema traz os subtemas na segunda caixa. O usuário, então, deve escolher o subtema, utilizando a barra de rolagem e clicando diretamente sobre ele.

Nesse momento, surge o código do assunto na expressão de busca. O usuário pode complementar a consulta acrescentando operadores booleanos e palavras-chaves e até mesmo outros códigos de assunto. Quando a expressão estiver completa, ele deve clicar em Pesquisar.

1.8. Exemplos

  • GEOSEN200
  • PVCULT100 e PVGSOL300
  • PVBIOT100 e biossegurança
  • ("meio ambiente" ou bioma ou ecossistema) e cerrado
  • (soja ou soybean ou "gl?cine max") e (doença* ou disease*)
  • "silva, h. d." e "agricultura familiar"
  • ("ALVES, E.R.A." ou "ALVES, E " ou "ALVES, E. R." ou "ALVES, E. A." ou "ALVES, E.R." ou "ALVES, E.A.") em AUT e (agricult* e brasil*) em TIT

2. Resultados da busca

Após digitar a expressão de busca no campo apropriado e clicar sobre o botão Pesquisar, os registros encontrados são apresentados na tela. O padrão é apresentar 20 registros por página, em ordem alfabética de título.

Na parte superior da tela aparecem as seguintes informações: Unidade, base de dados em uso e expressão de busca. Na linha imediatamente abaixo, são apresentados o, número de registros recuperados, o tempo de execução da busca em segundos e o critério de ordenação dos registros. Logo abaixo, a barra de ferramentas de paginação, que é composta pelo ícone para impressão do resultado da busca, o número de páginas, sendo que o número da página atual aparece em negrito, as setas para navegar nos registros recuperados:

 para ir ao primeiro registro da primeira página;
 para ir à página imediatamente anterior;
 para ir à próxima página;
 para ir à última página.

Exemplo:
mais icon Número de registros recuperados: 1 , em 18.697 segundos , ordenado por TÍTULO
1
1.
FIGUEREDO, S. F.;  AZEVEDO, J. A. de;  CORRÊA, T. B. S. Irrigação como fator de qualidade na produção de amendoim isento de aflatoxina.  Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. (Embrapa Cerrados. Comunicado Técnico, 141). 
Biblioteca(s): CPAC (FL CRI7316 UMT)
[Detalhes do Registro] [Marc21] [Texto Completo] [Versão para Impressão]
1

Na primeira tela de apresentação dos resultados de busca, as referências aparecem em formato resumido: autoria, título, edição, fonte, número de páginas, série e notas, bem como a(s) sigla(s) da(s) Unidade(s) em cuja(s) biblioteca(s) o documento se encontra, acompanhadas dos respecitivos campos classificação, cutter, tipo de material e número de registro. Neste formato, os termos ou expressões de busca não aparecem destacados.

Os ícones ao lado direito da página são:

Dá acesso ao registro no formato completo (apresentando todos os campos que estão preenchidos, inclusive o conteúdo do documento)

O registro no formato completo apresenta todos os campos preenchidos, em forma de tabela, inclusive o conteúdo (resumo ou sumário do documento), quando estiver preenchido no registro original. Neste formato, os termos ou frases utilizados na expressão de busca aparecem destacados com fundo amarelo.

Outra forma de acessar o registro no formato completo, é clicar sobre o título do documento, onde há um hyperlink, no formato resumido.

Dá acesso ao registro no formato MARC21, para fins de exportação do registro

Dá acesso ao texto completo do documento, caso esteja disponível em formato eletrônico. Para que o documento seja aberto, é necessário que o software no qual o arquivo foi gerado esteja instalado no computador em uso. Ex: para abrir arquivos .pdf, é necessário que o software Adobe Reader esteja instalado no computador em uso.

Apresenta na tela o registro em formato para impressão; dá acesso ao registro na forma completa (apresentando todos os campos que estão preenchidos)

O termo ou expressão de busca solicitado pode estar em qualquer campo da base de dados em uso e, em vista disso, pode não aparecer na formato resumido.

Também é possível recuperar todos os registros de um determinado autor (pessoal, corporativo ou evento), clicando sobre seu nome, no campo autoria.

Exemplo:

O campo Biblioteca(s) apresenta as siglas das Unidades da Embrapa em cujos acervos se encontram os documentos. Clicando sobre essa sigla, são apresentadas na tela as informações sobre a biblioteca: Unidade, endereço, endereço eletrônico, telefones, áreas de atuação, serviços prestados, etc. Havendo interesse no documento, é preciso entrar em contato com a biblioteca.

3. Acessando o texto completo do documento

Os documentos que também estão disponíveis em formato eletrônico podem ser acessados clicando-se sobre o ícone . No formato resumido, este ícone aparece no lado direito da tela, juntamente com os ícones para apresentação do registro no formato completo, no formato MARC21, e na versão para impressão.

No formato completo, o ícone para acesso ao texto completo aparece do lado direito da tela, tanto na parte superior do registro quanto na parte inferior.